Há uma nova loja com roupa, acessórios e até velas dentro do antigo Castil
O espaço nasceu de um desejo particular de uma dupla empreendedora: trazer ainda mais vida à Rua Castilho.02/11/2021 às 22:27É a nova loja da Rua Castilho.
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Eduardo Oliveira
ARua Castilho é uma artéria bastante movimentada em Lisboa. Apesar da agitação, ainda tinha uma zona — onde antes se erguia um icónico centro comercial — que até há pouco tempo era quase um deserto. Mas a vida regressou ao Castil após a abertura da Castilho Concept Store, a 11 de setembro.
Não foi por acaso que Miguel Pinto, de 49 anos, e Teresa Conde Belo, de 52 anos, escolheram a famosa rua da capital para a criação desta nova loja. “É um espaço que faz parte das minhas memórias de miúdo”, recorda-se Miguel Pinto em conversa com a NiT. “Sempre foi um local dedicado ao comércio e lembro-me que os Natais no Castil eram muito animados. Este edifício era um sítio de referência.” E acrescenta: “É um sítio muito central, tem parque de estacionamento e tem capacidade de atrair o tipo de cliente que consideramos ser o nosso segmento-alvo. O objetivo é dinamizar um bocadinho esta área.”
Ambos os membros da dupla de empreendedores têm um background no setor — foi assim que se conheceram. “Conhecemo-nos a fazer mercados na zona de Lisboa”, recorda Miguel Pinto.
A criação da Castilho Concept Store nasceu da vontade de introduzir mudanças no negócio. “Achámos, a determinada altura, que havia pouca oferta para as marcas que existiam no mercado, que estavam muito dependentes das transações na Internet”. Tal como muitos outros projetos recentes, também a pandemia desempenhou o seu papel neste sonho tornado realidade: “Com a pandemia, os mercados deixaram de existir. É certo que as vendas online subiram um bocadinho, mas com o acalmar da pandemia e com o regresso à normalidade, quisemos ter um lugar onde pudéssemos mostrar aquilo que se vai fazendo em Portugal.”
Este desejo de Miguel Pinto e Teresa Conde Belo reflete-se na oferta da Castilho Concept Store, todos 100 por cento nacionais. “Temos muita coisa engraçada que passa ao lado da maior parte das pessoas, que não são frequentadoras assíduas das redes sociais, porque muitas das marcas que cá temos não têm ponto de venda físico”, conta-nos.
A loja engloba várias insígnias nacionais, como a Sors, uma marca de vestuário de mulher também criada por Miguel Pinto, a Air Plants, focada em plantas aéreas e criada por Teresa Conde Belo ou a Ninas, também de vestuário de senhora. “Em moda de homem temos a Imago, que é uma linha mais jovem e o Armazém das Malhas com gorros e meias de lã, cachecóis, botas tipo alentejanas e pullovers. Em acessórios — mas também em vestuário de senhora — temos uma marca muito engraçada que é a Luê, que produz coisas com pele de ananás, ou seja, o material é condensado e depois transformado numa pele que resulta numas malinhas.” No total, existem 19 marcas diferentes à venda na Castilho Concept Store.
“Decoração, bijuteria, complementos de moda e roupa tanto masculina como feminina”, tudo o que ali poderemos encontrar. “É o que temos agora, mas não significa que de hoje para amanhã não entre uma marca que tenha um produto completamente diferenciado e que consideremos que faz sentido ter aqui na loja. Tem de haver alguma rotatividade”, explica.Pode entrar na loja e sair com um look completo.
O grande destaque vai, no entanto, para as diversas velas aromáticas que ali encontramos. “Produzidas de forma artesanal pela Raízes têm tido uma grande aceitação. Perfumam a loja e os clientes, quando entram sentem logo o cheirinho e acabam por comprar o produto, mesmo sendo o primeiro contacto que têm com ele.” Caramelo, canela, baunilha, figo e açúcar mascavado são alguns dos cheiros que ali podemos inalar. Além disso, a marca lançou agora uma vela temática, com cheiro a Gingerbread. “Quando a vela está a queimar ficamos com a casa a cheirar como se tivéssemos acabado de tirar bolachas do forno.” As velas mais pequenas custam 9,5€ e as maiores 13,5€.
Outro produto que se destaca pelos odores diferenciados são os sabonetes. Na verdade, os vários sabonetes têm os diversos cheiros das especiarias mais emblemáticas da história de Portugal.
Para sentir estes cheiros e descobrir muitos outros produtos de origem nacional, terá de ir mesmo à loja na Rua Castilho, visto que uma loja online não está nos planos destes empreendedores. “Não faz muito sentido entrar numa concorrência direta com as marcas que já têm os seus sites de vendas”, explicam.
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